Inhame cru faz mal?
Dioscorea spp. Dioscorea cayennensis (cará) Colocasia esculenta (taro)
O inhame é rico em carboidratos do bem, ou seja, apresenta um índice glicêmico mais baixo do que a batata, é rico em proteínas, ferro, fósforo, cálcio, potássio, sódio, vitaminas A, tiamina(B1), riboflavina (B2) e niacina (B3). Tem ação anti-inflamatória, alcalinizante e diurética.
No entanto, também é chamado de inhame um outro tubérculo, Colocasia esculenta ou taro, que é comum dos Estados do sul e sudeste que, além de não ter as mesmas propriedades medicinais do inhame cará, se ingerido cru, pode vir a causar sérios danos à saúde porque contém uma alta concentração de oxalato de cálcio, em forma de cristais, e pode queimar as mucosas da boca e garganta, bem como a língua.
A ingestão excessiva de ácido oxálico ou oxalato de cálcio pode causar fortes diarreias, cálculos nos rins, gota ou reações alérgicas dependendo de cada caso.
Além disso, o taro também possui algumas substâncias que são prejudicias se não tiverem sido levadas à alta temperatura, tais como inibidores de enzimas importantes, taninos, glicosídeos cianogênicos e fitatos que vão comprometer o funcionamento do seu organismo (sobretudo, os rins) acumulando toxinas. Porém, se o inhame taro for aquecido, essas substâncias se degradam e perdem seu efeito prejudicial.
O inhame cará pode ser ingerido cru. Ele é grande, sem um formato definido, usados para fazer pães e bolos ou em sucos(cru). Como este apresenta uma composição bem diferente, não faz mal. Pelo contrário, ele traz benefícios muito interessantes devido a sua concentração em diosgenina (fito-hormônio), a saber:
- Age como um agente antitumoral;
- Ajuda a alimentar as bactérias boas do intestino;
- Atua como um agente antifúngico;
- Colabora na reposição de progesterona;
- Melhora a constipação intestinal;
- Melhora os sintomas da TPM pois ajuda no equilíbrio hormonal;
- Reduz o colesterol “ruim”, pois inibe a absorção de gorduras e eleva a sua excreção.
Em resumo:
Tomar suco de inhame taro cru é muito prejudicial à saúde. Porém, tomar suco de inhame cará pode ser benéfico, pois ele é considerado medicinal.
Para fazer o leite de inhame cru, use o inhame do Norte (cará), o grande.
Descasque 300g do inhame.
Corte em cubos pequenos e coloque em uma bacia com 4 xícaras de água filtrada por no mínimo 12 horas podendo chegar a até 24 horas na geladeira.
Despreze a água do molho e lave bem o inhame em água corrente.
Junte 3 xícaras de água filtrada e bata no liquidificador por 4 minutos até formar um líquido homogêneo.
Use um coador de voal para coar mistura.
Coloque o leite numa vasilha de vidro e guarde na geladeira por até 3 dias.
Dica: guarde os resíduos do inhame coado no congelador para fazer outras receitas posteriormente.
* campos obrigatórios